Notícias e Eventos

21/08/2017

A importância da Dosagem da Hemoglobina Glicada

Compartilhe

O que é a Hemoglobina Glicada?  –  Hemoglobina Glicada (A1C) é um exame de sangue que mostra o nível médio de açúcar no sangue ao longo dos últimos 2 a 3 meses. Este exame pode ser solicitado pelo seu médico para saber se você tem diabetes e também para acompanhar o tratamento.

O valor normal da hemoglobina glicada em indivíduos que não possuem diabetes é menor que 5,7%.  Se a sua A1C encontra-se na faixa de 5,7% a 6,4%, você está em risco de se tornar diabético e por tanto deverá iniciar mudanças que poderão ajudar a prevenir o diabetes, por exemplo, realizar atividade física e perder peso (se você estiver acima do peso). Já, se sua hemoglobina glicada é de 6,5% ou superior, isso provavelmente significa que você tem diabetes, mas deverá repetir o exame para confirmação.

Nas pessoas que já possuem o diagnóstico de diabetes e encontram-se em tratamento, seja através de medicação oral ou em uso de insulina, a maioria destas devem ter como meta um alvo de hemoglobina glicada menor que 7%.  Porém, em muitos casos o médico poderá individualizar o alvo mais adequado de acordo com outros critérios.

Quantas vezes devo realizar o exame da hemoglobina glicada?

Isso irá depender se você tem diabetes ou o que seu último teste da A1C mostrou.

? Se você realizou um exame da A1C para verificar se tem diabetes e sua hemoglobina glicada foi inferior a 5,7% (ou seja, não tem diabetes), você deve repetir este exame a cada 3 anos.
? Se você realizou um exame da A1C para verificar se tinha diabetes e sua hemoglobina glicada está na faixa de 5,7% a 6,4% (significa que não tem diabetes, mas está em risco), você deverá repetir anualmente.
? Se você tem diabetes e seu açúcar no sangue é bem controlado, você deve realizar a hemoglobina glicada a cada 3/3 meses ou 6/6 meses.
? Se você tem diabetes e recentemente mudou o tratamento ou está tendo dificuldades para controlar o açúcar no sangue, você deve realizar o exame a cada 3 meses.

Qual a importância de realizar a hemoglobina glicada?

Estudos mostram que manter a A1C próxima do normal ou menor que 7% em diabéticos, ajuda a evitar as complicações do diabetes, que são:

? A retinopatia diabética, uma doença ocular que pode causar cegueira;
? A neuropatia diabética, que são lesões nos nervos causadas ??pelo diabetes;
? A doença renal.

Para as pessoas com diabetes recém-diagnosticadas, mantendo a hemoglobina glicada bem controlada também irão prevenir “ataques cardíacos” e “derrames” no futuro.

Contudo isso, se você apresentou qualquer alteração na sua hemoglobina glicada ou já possui o diagnóstico de diabetes, é muito importante um acompanhamento com o seu médico endocrinologista, pois somente assim você terá um adequado controle glicêmico e evitará as complicações da doença.

O Grupo Sani realiza a dosagem da A1C por método HPLC (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência), considerado o padrão ouro para este teste.