Notícias e Eventos

17/04/2018

Grupo Sani investe na qualificação de seus profissionais

Compartilhe

        Atualmente a concorrência está presente em todos os âmbitos do mercado, dessa forma, o grande diferencial das empresas são as pessoas. Partindo do pressuposto que os sujeitos passam grande parte de seus dias no trabalho, é importante considerar como os funcionários estão se sentindo, além de, desenvolver estratégias que visem uma melhor qualidade de vida ao trabalhador e, consequentemente, uma boa produtividade.

           Nesse sentido, o Grupo Sani inova mais uma vez na Reigão e  conta agora com um serviço de Psicologia Oraganizacional. A coordenadora do projeto, Alice Bonez, é  responsável pela impletanção de métodos que promovam o maior envolvimento dos colaboradores de da organização.

           Segundo Alice,  partir disso, podemos notar a importância da Psicologia Organizacional e do Trabalho, que caracteriza-se pelo estudo do fator humano dentro das empresas e desenvolve estratégias que visem estabelecer e manter um clima agradável no ambiente de trabalho, com intuito de possibilitar que os colaboradores da organização possam desenvolver-se e realizar suas atividades laborais da melhor forma possível.

             As atividades desenvolvidas por um psicólogo nesta área de trabalho são inúmeras, dentre elas, podemos mencionar o recrutamento e seleção de pessoas, que consistem, respectivamente, na utilização de técnicas para atrair e avaliar candidatos, com intuito procurar a pessoa mais adequada para cada cargo, ou seja, a pessoa certa para o lugar certo. Outra atividade comumente desenvolvida por profissionais da área é o treinamento e desenvolvimento de pessoas, que pode abranger treinamentos técnicos e teóricos, bem como, o desenvolvimento de habilidades pessoais dos colaboradores.

            Ainda, podemos mencionar, como uma atividade do psicólogo organizacional, a descrição e análise de cargos e salários, expondo as atribuições de cada cargo, salário e benefícios que cada um recebe. Além disso, é comum a realização de pesquisas de clima e satisfação, onde há possibilidade de mensurar a motivação dos colaboradores, possibilitando o desenvolvimento de ações que possam aprimorar e potencializar aspectos positivos, e ainda, buscar a melhoria de aspectos que possam denotar necessidade de atenção e desenvolvimento.

          Poderia mencionar aqui muitos outros trabalhos que podem ser realizados pelo psicólogo no âmbito organizacional, entretanto, podemos deixar para outra ocasião. É importante ressaltar que todas as atividades do psicólogo organizacional estão inter-relacionadas e visam o bem estar do colaborador no ambiente laboral, da mesma forma que busca o desenvolvimento da empresa, conciliando as necessidades dos funcionários com as da organização, considerando que um colaborador satisfeito e com boa qualidade de vida consegue atingir facilmente os objetivos e metas da organização.

          Desde fevereiro o Laboratório SANI conta com o trabalho de um profissional da área, buscando desenvolver um ambiente laboral agradável para seus colaboradores e possibilitando crescimento pessoal dentro da organização.